Aceitamos Cartões de Crédito

sábado, 6 de agosto de 2011

Evite Tendinite

Correr é saudável, fácil e prazeroso. Entretanto, quem está começando no esporte ou ainda não tem o corpo totalmente adaptado ao esforço, deve tomar alguns cuidados para evitar o que pode ser considerado um dos piores pesadelos do atleta, seja ele amador ou profissional: a lesão. São diversas as patologias que frequentemente acometem os corredores, como bursite, distensão muscular, e as tendinopatias.

O termo tendinopatia se refere às lesões que acometem os tendões, estruturas compostas principalmente por colágeno, responsáveis por transmitir a força gerada pelo músculo para o osso.

A tendinopatia mais conhecida é a “tendinite”, que ocorre quando há ruptura parcial ou total do tendão, correspondendo há menor porção das tendinopatias. O tipo mais comum é as “tendinose”, que está relacionada ao envelhecimento, microtraumas, e comprometimento vascular.

As principais causas de tendinopatia na corrida são:

Redução da capacidade do tendão em suportar uma força compressiva
Desequilíbrio muscular
Baixa flexibilidade
Alterações biomecânicas como pronação excessiva, desalinhamento dos membros inferiores
Erro de treinamento (aumento indevido de volume, freqüência, intensidade)
Uso de calçados inadequados durante a prática esportiva.


O tratamento portanto, dependerá da causa. Geralmente é recomendado o uso de medidas fisioterápicas para redução da dor, trabalho de força muscular específico, correção da biomecânica. É importante que o atleta faça um repouso relativo, ou seja, realize apenas as atividades que não gere dor.

Para se prevenir da tendinopatia é importante que o atleta realize um trabalho muscular voltado para a corrida, utilize um tênis inadequado (específico para sua pisada), aqueça antes das atividades, e não treine em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e E-mail.