Aceitamos Cartões de Crédito

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cuidado com o Sol

Para muita gente o programa ideal da praia é tostar embaixo do sol quente. Os dermatologistas alertam que, sem os cuidados necessários, essa aventura pode acabar mal. A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que a exposição excessiva ao sol, sem os cuidados básicos, aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de pele.

De acordo com um levantamento da Sociedade, 82.155 novos casos da doença foram registrados em 2003. Para evitar o câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas na quando houver exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material".

Portanto, se a intenção é se bronzear no sol, cuidado! Nunca faça isso entre 10h e 16h. E o protetor solar deve ser usado, com fator de proteção acima de 15. O filtro solar deve ser aplicado de duas em duas horas.

Mas o sol tem seus benefícios também. Ele estimula a formação de vitamina D e cálcio e também regulariza o bioritmo.

Para aproveitar melhor o sol - e conseguir um bronzeado rápido - fique atento a essas dicas que podem ajudar você a manter o bronzeado por mais tempo:

• Protetor solar, sempre. Se entrar na água do mar ou da piscina, deve reaplicar o produto de hora em hora, com a pele seca.

• Soluções caseiras, como água de côco e óleo de amêndoa, não funcionam e fazem mal à pele, podendo causar até queimaduras. Uma dica que pode ajudar: comer cenoura, beterraba e abóbora. Esses vegetais têm betacarotina, substância que estimula a produção de vitamina A, responsável pela cor da pele.

• Recomenda-se também, o uso de loções pré-bronzeadoras "especialmente para quem está há um tempo sem tomar sol e, de repente, vai para a praia". A loção prepara a pele para receber os raios solares.

O melhor horário para pegar um sol é de 8h às 10h, e depois das 16h. Para quem pretende iniciar uma "maratona" debaixo do sol um aviso: apenas duas horas de sol por dia é o suficiente. Depois de cinco ou sete dias (dependendo do grau de palidez da sua pele) o bronze aparece.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e E-mail.