Aceitamos Cartões de Crédito

sábado, 5 de novembro de 2011

Clínica de Nutrição - João Pessoa PB - Benefícios do Chá Verde

O chá-verde é feito a partir de folhas de Camellia sinesis, as mesmas utilizadas na composição do chá-preto. A diferença é que o chá-verde utiliza folhas menos oxidadas.

Inúmeros estudos sobre os benefícios do chá-verde indicam que ele auxilia na prevenção de algumas doenças como o câncer. Além disso, o seu consumo é apontado por aumentar a proporção do bom colesterol (HDL) em relação ao mau colesterol (LDL).

Em 1999, o American Journal of Clinical Nutrition dos EUA publicou um estudo mostrando que as pessoas que consomem chá-verde queimam mais calorias do que as que não ingerem a bebida, isto se dá devido ao aumento da taxa metabólica, sendo indicado para ser incluído em dietas para perda de peso.

Há também estudos que mostram que o consumo de extrato de chá-verde pode melhorar a performance e resistência das pessoas que praticam esportes regularmente.

A nutricionista e tutora do Portal Educação , Ana Paula Leão Rossi, dá algumas orientações sobre o consumo desta bebida. “O chá-verde é considerado um alimento funcional, ou seja, possui substâncias que fazem bem à saúde e previne doenças. Além disso, contém níveis concentrados de catequinas e polifenóis, substâncias que agem na prevenção do câncer, fortalecendo o sistema imune, combatem os radicais livres, protegendo as células e retardando o envelhecimento, auxiliam no processo de emagrecimento, aumentando o gasto energético e a oxidação das gorduras e reduz os teores de colesterol ruim”.

Além disso, a nutricionista alerta quanto às restrições:

- Por conter cafeína, pode elevar a pressão arterial, portanto, não deve ser recomendado para hipertensos e gestantes;
- Para garantir os benefícios e evitar problemas de saúde, recomenda-se ingerir de três a quatro xícaras diariamente;
- O consumo exagerado do chá-verde pode acarretar problemas de saúde como náuseas, taquicardia e problemas gastrointestinais;
- Indivíduos que possuem deficiência do mineral ferro devem evitar o consumo do chá por conter taninos, que inibem a absorção desse mineral.
- É importante realizar o consumo com cautela para que possa receber os benefícios oferecidos pelo chá.

Av Rui Carneiro, 474. Miramar. João Pessoa PB.
Telefones: (83) 3224-5150, 8840-0050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e E-mail.